sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dúvidas



Quem são os SURDOS?

São aqueles que perderam a audição de forma parcial ou total
Há muitos graus de perda auditiva, hoje dizemos que surdos são aqueles que usam a língua de sinais para se comunicar e deficientes auditivos aqueles que com uma prótese podem reconhecer pelo som as palavras.


O que é o Surdo-Mudo?

Erro social dado ao fato de que o surdo vive num “silêncio” rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).

Surdo: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição
Mudo: problema ligado à voz.


O que é a deficiência auditiva?
É apenas uma perda sensorial por isto as pessoas com problemas de audição tem potencialidade igual a de qualquer ouvinte.

Comunicação com liberdade e segurança. Para os surdos a língua de sinais é fundamental, pois só através dela podem se comunicar com liberdade e segurança.

Educação acesso à cidadania: a educação de uma pessoa surda se dará de forma diferente de acordo com a época em que a surdez acontecer. Ela precisará de um atendimento especializado para conseguir uma educação de qualidade e poder participar da sociedade como cidadã. A FENEIS sempre acompanha as pesquisas e direcionamentos dados á educação dos surdos em cumprimento de sua missão que visa à educação e a integração dos surdos.


Prevenção: as causas mais freqüentes da surdez são a rubéola na gravidez, a meningite, o sarampo, a desidratação e o uso excessivo de antibióticos. Campanhas, palestras encontros, mobilizações de profissionais são importantes para que todos tomem consciência dos recursos disponíveis para um atendimento eficaz às pessoas portadoras de qualquer tipo de surdez.
É importante ainda que as famílias de surdos aprendam a língua de sinais e se reúnam com a finalidade de discutir seus problemas comuns e reivindicar uma educação de qualidade para seus filhos.


Fonte: Libras é Legal

Nenhum comentário: