quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Algumas siglas e seus significados

ASL (American Sign Language). Nome dado à língua de sinais norte americana.

LSE (Língua de Sinais Espanhola)

LSI (Língua de Sinais Italiana)

e assim por diante


· BILINGUISMO
Falar duas línguas ou falar uma oral e outra sinalizada.

· Closed-caption
O Closed Captions - legenda oculta foi concebida para permitir aos surdos e pessoas com dificuldades auditivas o acesso a programas, comerciais e filmes veiculados na televisão e em vídeo. A legenda oculta funciona como o áudio do programa e através dela são passadas as informações literais e não literais.

Existem duas formas de legendagem oculta: a on-line, feita em tempo real através de estenotipia ou software de reconhecimento de voz, e a off-line, pós-produzida em programas gravados, utilizando computadores com softwares específicos.

As diferenças entre on-line e off-line é que na primeira apenas as informações literais são descritas na legenda, e na off-line, o aproveitamento do tempo, o posicionamento das legendas e as informações não literais (ruídos, trilha sonora, indicação do falante, etc...) também são descritos na legenda.

· CODA

(Children Of Deaf Adults) Filhos de pais surdos.

· CONADE

Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência -
Anexo II do Ministério da Justiça - bloco T - segundo andar -
Brasília,DF CEP 70.064-900

· Datilologia

Forma de soletrar palavras com as mãos. Muito utilizado para nome próprios, nome de pessoas, geográficos e palavras estrangeiras. No entanto, nem todos os nome de pesoas são soletrados. Frequentemente, cria-se um sinal específico para se referir a uma determinada pessoa.

Não é universal. Paises diferentes, possuem sinais datilológicos diferentes.

· Gestuno

Assim como o Esperanto, o Gestuno é uma língua gestual universal. A palavra Gestuno vem do italiano. Pronuncia-se guestuno, como na palavra Guevara.

Não é considerada uma linguagem já que não possue uma gramática.Utiliza-se os sinais com a gramática de qualquer uma das línguas de sinais existentes.

É utilizada em reuniões internacionais de surdos

Há um livro sobre o Gestuno publicado em Inglês, em janeiro de 1975 pela "The World Federation of the Deaf ", cujo identificador é ISBN 0950418706 com 1500 sinais e 254 páginas.

· LIBRAS
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) - É língua gestual dos surdos brasileiros

· Língua de Sinais

São sinais gestuais que podem expressar letras, palavras ou frases inteiras e nos quais deve-se considerar cinco parâmetros: a localização, a forma da mão, a orientação, os movimentos e a expressão facial.

A língua de sinais tem sintaxe própria. Não é universal, varia de país para país. Apresentando dialetos até mesmo dentro de uma mesma cidade ou bairro.

OBS.: É um erro comum dizer: "linguagem de sinais". O correto é língua de sinais. Não se diz linguagem portuguesa ou linguagem alemã, mas sim língua portuguesa e língua alemã, portanto, se diz língua de sinais.

· Morphema

Unidade mínima de significação composto por 3 quiremas: ponto de articulação (pa); configuração das mãos (cm);movimento (m).

· PIDGIN - Português Sinalizado
É a utilização de uma língua com a estrutura de outra. As línguas de sinais tem a sua própria estrutura. É incorreto fazer os sinais Libras seguindo a estrutura da língua portuguesa.

· Quirema
Segmento mínimo sinalizado. Corresponde ao fonema das línguas faladas

· Sign Writing

Existem as escritas sonoras, como a escrita da nossa língua. Existe a escrita táctil como o Braille e existe a escrita visual como o Sign Writing.

O Sign Writing é mais ou menos como uma pictografia que permite registrar graficamente qualquer movimento seja de humanos, insetos ou qualquer outro animal. Criado por Valerie Sutton nos anos 70. Atualmente é utilizado pela comunidade surda de 30 países. inclusive do Brasil, onde foi introduzido pelo dr. Antonio Carlos da Rocha, da Universidade Católica de Pelotas,RS.

O sign writing faz parte de um sistema mais amplo, cuja subdivisão é:

1-Dance Writing - para registrar coreografias.

2-Sign Writing - para registrar língua de sinais.

3-Mime Writing - para registrar mímica e a pantomima clássica.

4-Sports Writing - para registrar movimentos esportivos.

5-Science Writing - para registrar movimentos de animais, fisioterápicos, linguagem corporal e outros.

· SIGNUNO
Signuno e uma língua de sinais construída por uma pessoa anônima, baseada no Esperanto e Gestuno. O alfabeto contém sinais especiais e caracteres do esperanto. A raíz básica do signuno vem do Gestuno.

· TDD (telecommunication devices for the deaf)
Dispositivo que transmite textos escritos por telefone.

· URUBU-KAAPOR - LSKB
Língua de sinais brasileira utilizada pelos índios da tribo Urubu-Kaapor, situada ao sul do estado do Maranhâo e com alto índice de surdez.

Difere das línguas de sinais dos índios americanos, pois esta é uma língua de sinais intratribal, enquanto aquelas são intertribais.

Há um surdo para cada 75 não surdo.

Muitos se tornaram surdos, após febre altíssima, perdendo, assim, a habilidade para a língua falada.

· WFD

WORD FEDERATION OFTHE DEAF - Organização internacional não governamental que representa 70 milhões de surdo. Estima que 80 por cento destes surdos vivem em paises desenvolvidos. WFD trabalha com a ONU, promovendo os direitos da pessoa surda de acordo com os princípios e objetivos da carta das Nações Unidas, a Declaracao Universal dos Direitos Humanos e outras recomendações da ONU. A maior pioridade da WFD é nos paises em desenvolvimento é o direito ao uso da LÍNGUA DE SINAIS; igualdade de oportunidade em todas as esferas da vida, incluindo acesso a educação e informação.

Fundada em 1951 durante encontro de surdos em Roma, tem encontros internacionais a cada quatro anos em diferentes localidades no mundo.
Cada país membro tem dois representantes eleitos por seus membros.

WORLD FEDERATION OF THE DEAF
General Secretariat
PO BOX 65
0041 HELSINKI FINLAND


Fonte: Dicionário Libras.

Nenhum comentário: