domingo, 21 de setembro de 2008

Atriz Surda Marlee Matlin


Marlee Beth Matlin (nascida em 24 de agosto de 1965) é um atriz norte-americana ganhadora do Oscar e é quase completamente surda.

Matlin perdeu a audição quando ainda era bebê (aos 18 meses de vida) devida à doença exantema súbito (Roseola infantum). Ela perdeu primeiro a audição do ouvido direito e 80% do ouvido esquerdo.
Ela fez seu primeiro trabalho quando possuía 7 anos, como Dorothy numa versão para o teatro da peça O maravilhoso mágico de Oz e continuou a aparecer no mesmo grupo de teatro.
Seu primeiro trabalho no cinema foi em 1986 no filme Children of a Lesser God - Os Filhos do Silêncio - pelo qual ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática e o Oscar de melhor atriz (aos 20 anos, a mais jovem a ganhar o prêmio), ao contracenar com o seu marido na época, o ator William Hurt.
Trabalhou também em séries de televisão como, Reasonable Doubts (1991 – 1993) e pelo qual foi indicada ao Emmy Award, Picket Fences. Ela trabalhou regularmente na série durante a última temporada.
Ela trabalhou também em The West Wing e Blue's Clues. Outros trabalhos na televisão incluem: Seinfeld, Desperate Housewives, e Law & Order: Special Victims Unit. Ela foi indicada para o Primetime Emmy Award no ano de 2004.
Marlee trabalh também com várias organizações não-governamentais, incluindo: Children Affected by AIDS Foundation, Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, Starlight Children's Foundation e também a cruz vermelha.
Matlin casou com o oficial Kevin Grandalski em 29 de agosto de 1993. Eles tem 4 filhos: Sarah Rose, Brandon, Tyler, e Isabella Jane.
Em 2002, publicou sua primeira novela, Deaf Child Crossing.
Em 2004, ela estrelou o controverso filme What the Bleep Do We Know como Amanda.
Atualmente, trabalha na série americana The L Word e interpreta uma contraditória artista plástica chamada Jodi. Sua personagem se relaciona com Bette (Jennifer Beals), decana da universidade onde ela trabalha. Matlin entrou na quarta temporada da série.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, visitei o seu blog e gostei muito. Trabalho com surdos e a convido para visitar o site que criei.

site do festival esportivo e cultural de surdos
http://www.festivaldossurdos.com.br

Abraços

Raquel Cambé disse...

Oi Roseli,
Obrigada pela visita!
Fiquei curiosa em ver seu site mas ele não abriu.
Volte sempre!
Beijos.

Unknown disse...

Olá, Raquel! minha chara até no signo...rsrs...Bom adorei o seu blog...muito informativo e curioso. Eu penso que o ensino de libras deveria ser como uma materia nas escolas de todo o Brasil ou melhor de todo o mundo...já pensou se todos nos podessemos nos comunicar com as pessoas surdas (diga-se de passagem as mudas também), atraves desses sinais? ...ampliariamos o nosso mundo e o delas também. Tenho grande interesse em aprender a lingua dos sinais...só não sei muito em que lugar virtual eu consegueria isso com mais precisão possível...acho que posso começar pelo seu blog, visto que ele é de uma pessoa formada na area.
Esta de parabéns!
Fica com Deus...Abraços!