segunda-feira, 16 de março de 2009

Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?

Por vezes, as pessoas confundem surdez com deficiência auditiva. Porém, estas duas noções não devem ser encaradas como sinónimos.
A surdez, sendo de origem congénita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um défice adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a comunicar de outra forma.
Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas (dependendo do grau da deficiência auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema.

Fonte: A Deficiência

3 comentários:

Unknown disse...

estou sem saber se coloco meu filho numa escola normal ou especial,pois ele é muito inteligente,ouve um pouco e fala muito bem,o que faço.. se possivel entre em contato comigo pelo meu e-mail. tia.dry@hotmail.com. beijus a todos

Sheila&Amandinha disse...

Desculpe Raquel, mas sua colocação está incorreta... Não existem apenas pessoas que nascem surdas sem escutar nada...Existem pessoas que nascem com deficiência auditiva leve, moderada, severa e profunda...
Postar coisas sem pleno conhecimento pode causar danos a pessoas que leem. Informe-se melhor.

Felipe disse...

Excelente explicaçao.