segunda-feira, 16 de março de 2009

Qual a diferença entre surdez e deficiência auditiva?

Por vezes, as pessoas confundem surdez com deficiência auditiva. Porém, estas duas noções não devem ser encaradas como sinónimos.
A surdez, sendo de origem congénita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um défice adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a comunicar de outra forma.
Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a intervenções cirúrgicas (dependendo do grau da deficiência auditiva) a fim de minimizar ou corrigir o problema.

Fonte: A Deficiência

3 comentários:

Adriana disse...

estou sem saber se coloco meu filho numa escola normal ou especial,pois ele é muito inteligente,ouve um pouco e fala muito bem,o que faço.. se possivel entre em contato comigo pelo meu e-mail. tia.dry@hotmail.com. beijus a todos

VIDA... Minha Vida... disse...

Desculpe Raquel, mas sua colocação está incorreta... Não existem apenas pessoas que nascem surdas sem escutar nada...Existem pessoas que nascem com deficiência auditiva leve, moderada, severa e profunda...
Postar coisas sem pleno conhecimento pode causar danos a pessoas que leem. Informe-se melhor.

Felipe disse...

Excelente explicaçao.