terça-feira, 26 de abril de 2011

Associação Educacional Helen Keller

Surge no município de Caxias do Sul através de um movimento de pais de crianças surdas que buscavam inserir seus filhos em um atendimento especializado que atendesse as necessidades dos mesmos.

A partir de 22 de agosto de 1960, liderados por Daniel Batastini Filho, Aldo Fedrizzi, Amélia Casara, Aldo Giacomelli, Liria Graziotin, Ercelino Laidens e Honorina Montemezzo, iniciou-se o trabalho que buscava contemplar questões pedagógicas.

Esse movimento liderado pelas famílias vai solidificando-se e surge a necessidade de atendimento terapêutico com a finalidade de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência nas questões de audiocomunicação (dificuldade de fala, linguagem e surdez).

Nesta trajetória, o movimento consolida-se juridicamente através de estatuto, na data de 05 de setembro de 1967.

A Associação Educacional Helen Keller é uma organização não-governamental beneficente de assistência social, que desenvolve serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, bem como atividades complementares (projetos de diversos tipos de arte e esportes), mantida através de convênios a níveis Federal, Estadual, Municipal e Doação.

A instituição administrada desde o ano de 1994 pelo Rotary Club Caxias do Sul conta com uma estrutura interna composta por equipe administrativa (Diretora Administrativa e Assistentes Administrativos) e técnica (Serviços de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Serviço Social), que atuam na acolhida, avaliação, diagnóstico, acesso aos atendimentos de 295 usuários, bem como, encaminhamentos a estrutura externa no que se refere a rede socioassistencial do município.

O trabalho da instituição vislumbra a participação social efetiva dos usuários e de suas famílias nos diferentes segmentos sociais, propiciando o desenvolvimento da comunicação e linguagem.

Missão

Viabilizar a participação social e o desenvolvimento da autonomia, através da proteção, promoção, prevenção, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência nas questões de audiocomunicação.

Público-Alvo

  • Pessoas com Deficiências nas questões de audiocomunicação;
  • Crianças, adolescentes e adultos.


Fonte: Recria

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