quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ligue 100

Não se cale!!! Denuncie!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Língua

Presente!!!

Ganhei esse selinho da
minha colega
Laura Serpa!
Blog LIBRAS: Educandos Surdos.

Muito obrigada!!!


♥♥♥ ♥♥♥



Visitem o blog da Laura:

sábado, 16 de janeiro de 2010

Policiais de SP aprendem Língua de Sinais

Agentes da Polícia Militar de São José do Rio Preto, cidade do interior do estado de São Paulo, estão aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para melhorar sua comunicação com pessoas surdas, informaram hoje fontes oficiais.

São 31 os policiais que participam do primeiro curso organizado pela Secretaria Municipal dos Direitos e Políticias para Mulheres, Pessoa com Deficiências, Raça e Etnia dessa localidade, situada cerca de 450 quilômetros ao noroeste de São Paulo.

O capitão Nedson Nobre, porta-voz da Polícia Militar na região, explicou que a instituição procura contar com um grupo de agentes capacitados para que "sejam ativados quanto um cidadão com deficiência auditiva precisar".

Conforme a secretária da Mulher, Regina Chueire, se mostrou satisfeita com a atitude da instituição e adiantou que buscará que a iniciativa seja estendida para outros órgãos.


"É gratificante ver a conscientização dos policiais militares, sabemos que vai resultar em uma atenção melhor e mais eficiente para os deficientes auditivos", comentou Chuerie. EFE

Fonte: yahoo notícias

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Cláudia Vianna - depoimento "Viver a Vida"


Cláudia é mãe de Érika, que nasceu prematura e com problemas auditivos. Lutou muito para manter a filha estudando em escolas convencionais, mas o rendimento da menina sempre deixava a desejar. Um dia, resolveu conhecer o INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, e ficou maravilhada com a linguagem dos sinais. Érika passou então a estudar na escola, especialmente desenvolvida para proporcionar o desenvolvimento geral da pessoa surda, e hoje se prepara para o vestibular. Cláudia voltou a estudar e está cursando pedagogia, com o objetivo de se especializar na área voltada para surdos, e poder passar seu conhecimento a outras pessoas.


Fonte: Globo.com

Versão estendida do depoimento na novela "Viver a Vida"

video

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Surdez: Ponto de vista educacional


Surdez refere-se à incapacidade da criança aprender a linguagem por via auditiva e ter um desempenho acadêmico. A partir da Lei 10436,O governo brasileiro reconhece a LIBRAS, como língua, e os surdos tem o direito que nas instituições educacionais as aulas sejam ministradas em LIBRAS, pelo menos com a presença de um intérprete. Pois a surdez não interfere no desenvolvimento cognitivo.

Fonte: Wikipédia

Implante Coclear


O implante coclear foi desenvolvido na Universidade de Melbourne, Austrália, na década de 80, e representou uma revolução no tratamento da surdez. O implante coclear, conhecido popularmente como "ouvido biônico", é uma prótese computadorizada inserida cirurgicamente no ouvido interno, que substitui parcialmente as funções da cóclea, transformando energia sonora em sinais elétricos. Estes sinais são codificados e enviados ao córtex cerebral.
A cóclea é um órgão do sistema auditivo, em forma de caracol, que é responsável por transformar o estímulo mecânico do som em um estímulo elétrico que é encaminhado para o cérebro para ser reconhecido. Com o implante, as células ciliadas danificadas são substituídas pelo aparelho.
No Brasil, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), da Universidade de São Paulo (USP) foi pioneiro na realização do implante coclear, em 1990. Atualmente, existem cinco centros de referência na área no País e mais de 70 mil pacientes usando implantes cocleares em todo o mundo.

Fonte: HEBRON

Surdodum

Desde agosto de 1995, o Projeto Surdodum tem por objetivo proporcionar aos alunos da SEEDF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) com deficiência auditiva de todos os graus e tipos, a participação em uma banda de percussão, ou seja, oferecer a integração musical através de um processo pedagógico- sócio- cultural. O Surdodum é composto por vinte alunos, todos portadores de deficiência auditiva. É dividido em grupos de dança, vocal e percussão.

Saber mais.

Meu blog fez a diferença em 2009!!!


Meu blog fez a diferença em 2009!!!
Segundo o Blog
"Trabalhando com Surdos"
da professora Marinélia Soares.
Muito obrigada pelo reconhecimento...
fiquei muito feliz!!!

♥♥♥ ♥♥♥


Visitem também o blog dela: