segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Implante Coclear


O implante coclear foi desenvolvido na Universidade de Melbourne, Austrália, na década de 80, e representou uma revolução no tratamento da surdez. O implante coclear, conhecido popularmente como "ouvido biônico", é uma prótese computadorizada inserida cirurgicamente no ouvido interno, que substitui parcialmente as funções da cóclea, transformando energia sonora em sinais elétricos. Estes sinais são codificados e enviados ao córtex cerebral.
A cóclea é um órgão do sistema auditivo, em forma de caracol, que é responsável por transformar o estímulo mecânico do som em um estímulo elétrico que é encaminhado para o cérebro para ser reconhecido. Com o implante, as células ciliadas danificadas são substituídas pelo aparelho.
No Brasil, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), da Universidade de São Paulo (USP) foi pioneiro na realização do implante coclear, em 1990. Atualmente, existem cinco centros de referência na área no País e mais de 70 mil pacientes usando implantes cocleares em todo o mundo.

Fonte: HEBRON

Nenhum comentário: