quarta-feira, 9 de junho de 2010

Surdez repentina



A surdez repentina é uma perda grave da audição, em geral num só ouvido, que se manifesta em poucas horas.

Por ano, uma em aproximadamente 5000 pessoas sofre de surdez repentina. Normalmente deve-se a uma doença viral, como a parotidite, o sarampo, a gripe, a varicela ou a mononucleose infecciosa. Com menor frequência, certas atividades extenuantes, como o levantamento de pesos, exercem uma grande pressão sobre o ouvido interno, danificando-o e provocando uma perda auditiva súbita ou flutuante e vertigem. No ouvido afetado pode ouvir-se um som explosivo quando o dano é provocado pela primeira vez. Por vezes, não se identifica nenhuma causa.

Em geral a perda auditiva é grave. No entanto, a maioria das pessoas recupera completamente a audição, normalmente num período de 10 a 14 dias, e outras fazem-no de forma parcial. O zumbido e a vertigem podem acompanhar a surdez repentina. A vertigem costuma reduzir a sua intensidade após alguns dias, mas o zumbido persiste na maioria dos casos.

Nenhum tratamento se revelou útil. Geralmente prescrevem-se corticosteróides por via oral e recomenda-se repouso acamado. Em certos casos, podem ser úteis procedimentos cirúrgicos.


Fonte: Manual Merck

Nenhum comentário: