sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Feliz Natal!

Sinal de Eu Te Amo!

Libras

Estudiosos da surdez, lingüistas e educadores, afirmam que a criança surda precisa ser exposta o mais cedo possível à língua de sinais porque quanto mais se desenvolver nela, melhor será o desempenho na leitura e escrita da língua oral.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Livros com temas relacionados à Surdez

MEUS PRIMEIROS SINAIS
Autor: Paulo Favalli
Ilustrações: Maria Eugênia
É o primeiro livro lançado no Brasil para alfabetizar crianças surdas e nasceu para integrar pessoas tão especiais ao convívio social, profissional e familiar.
Editora: Panda

LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA - VOLUME I
Autora: Denise Coutinho
Aborda sobre a classificação, significação, formas variantes, criação e mecanismos de flexão dos sinais, além de apresentar sinais concretos e abstratos, simples e compostos, etc.
Editora: Idéia

LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA - VOLUME II
Autora: Denise Coutinho
Apresenta os Cinco Componentes Idiomáticos da Libras, explicando cada um; as Classes de Sinais; os verbos - casos especiais; as formas variantes dos sinais, o uso do porquê; aspectos da Cultura Surda.
Editora: Arpoador

O SURDO EM SI MAIOR
Autoras: Cilmara Cristina Alves da Costa Levy e Patrícia Simonetti
Editora: Roca

ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS 1
ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO BILINGUE PARA SURDOS 2
Editora: Mediação

ADOLESCENTES E PAIS DIÁLOGO DE SURDOS
Editora: Dom Quixote

BEETHOVEN (PARA SURDOS)
Autor: Javier Covo Torres

CARTA SOBRE OS SURDOS-MUDOS (PARA USO DOS QUE OUVEM E FALAM)
Autor: Denis Direrot


EDUCAÇÃO DE SURDOS - A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Autor: Ronice Muller de Quadros
Editora: Artes Médicas

OS TRÊS SURDOS E O DERVIXE MUDO
Autor: Amina Shah
Editora: Kadic Editorial

POEMAS SURDOS
Autor: Edmundo de Bittencourt
Editora: Assirio Alvim

SEGREDOS E SILÊNCIOS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
Autor: Paula Botelho
Editora: Autêntica

TOADA PARA SURDOS
Editora: Record

VENDO VOZES - UMA VIAGEM AO MUNDO DOS SURDOS
Autor: Oliver Sacks
Editora: Cia Das Letras


Fonte: Núcleo de Informação

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Alex Garcia é o primeiro Surdocego brasileiro que cursou uma Universidade.

Alex Garcia nasceu no ano de 1976 na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Com uma rara síndrome cujas características incluem a Surdocegueira progressiva, além de outras anormalidades. Estudou em escola de ensino regular, já enfrentando grandes dificuldades, mas com apoio familiar conseguiu chegar até a Faculdade. É pós-graduado em Educação Especial - especialização pela UFSM / RS.

É o primeiro Surdocego brasileiro que cursou uma Universidade. Pioneiro no Brasil ao desenvolver a primeira pesquisa em campo para localização de Surdocegos que abrangeu o Estado do RS. Teve como principais apoiadores a Federação Sueca de Surdocegos e a Federação Mundial de Surdocegos. É considerado o "pai" da Surdocegueira no Estado do RS.

Alex Garcia é autor do Livro: “Surdocegueira: Empírica e Científica”.




Fonte: AGAPASM

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Teste da Orelhinha

Qualquer bebê recém-nascido pode apresentar um problema auditivo no nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isto pode acontecer mesmo que não haja casos de surdez na família ou nenhum fator de risco aparente.

Um teste simples feito 48 horas após o nascimento do bebê pode detectar se ele tem algum problema auditivo e evitar problemas na fala e no aprendizado da criança. A avaliação é rápida, indolor e importante para toda a vida da pessoa. Conhecido popularmente como teste da orelhinha, a Emissão Evocada Otoacústica existe desde os anos 90, mas até hoje poucas maternidades públicas brasileiras realizam o exame, mesmo com a vigência de leis dispondo sobre a obrigatoriedade. Hoje, cerca de 150 locais em 19 estados realizam a triagem auditiva. O problema é que, dessas unidades, só 20 são maternidades públicas.

No Brasil, estima-se que existam cerca de 15 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva. No Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,3% da população responderam ter algum problema auditivo. Aproximadamente 1% declarou ser incapaz de ouvir.


Fonte: Feneis

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Associação Helen Keller - Peru

Um vídeo muito interessante e bem produzido...